ban_madboo_verde.gif

Prensado x Gravado ?
Home | Esquemas | Informação | Lançamentos | Links parceiros | Peças | Modchip's | Contatos

oqueedvd.jpg

Prensado x Gravado ?

Qua a diferença? Para esclarecer, vamos a uma explicação da leitura de disco. O leitor ótico lê, num disco, seqüências de 0 e 1. A maneira como ele faz isso é a principal diferença entre um prensado e um gravado. No primeiro, a camada que contém os dados é constituí¬da de valas para diferenciar 0 de 1. Podemos comparar a uma estrada cheia de buracos sendo iluminada pelo sol. Enquanto ele passeia sobre a superfí¬cie plana da estrada seu valor é 0 e, quando o sol ilumina o buraco, o valor é 1. O mesmo acontece com o disco prensado só que numa escala muito menor.
Já nas mí¬dias gravadas(CD-R/DVD-R), o processo é diferente.Quando se grava um disco, o laser queima a camada gravável , deixando partes opacas e é por essa opacidade que o leitor ótico diferencia o 0 do 1. Seria o mesmo que uma longa estrada , toda plana, formada por pedaços de asfalto claro e escuro intercalados. Quando o sol passa pela parte clara é como se fosse o valor 0 e , quando passa pelo escuro, 1.
Com isso, a aparência de ambos é bem diferente.Nos Cds ou DVDs gravados é fácil identificar a parte gravada. O mesmo não se aplica ao prensado. Conheça abaixo, os vários tipos de mí¬dias existentes hoje no mercado.


CD prensado


Esta mí¬dia parece um Cd de música comum e possui o fundo prateado. Na verdade, é o mesmo tipo de disco, mas em vez de música, possui dados gravados. Geralmente, as mí¬dias prensadas têm um acabamento rústico, porém, um desenho do jogo é estampado na parte superior da mí¬dia, dando uma ótima impressão da mí¬dia. O máximo de cuidado é pouco, pois pode ser do tipo bonitinho, mas ordinário. Os jogos originais também são prensados, mas é usado policarbonato (tipo de acrí¬lico) para diferenciar o CD de PS2. Atualmente é difí¬cil encontrar um CD prensado para PS2. A grande maioria é gravada. De qualquer forma é bom saber diferenciar, veja um exemplo:


CD-R


Diferente do prensado, no qual é, praticamente, aplicada uma mí¬dia pronta no disco de policarbonato, o CD-R recebe uma camada virgem, para que os dados sejam gravados, posteriormente através de um gravador. Existem inúmeros tipos de CD-R, varia de cor, marca, capacidade, velocidade máxima de gravação suportada e até tamanho e forma. Mas o que interessa para nós, no momento, são dois padrões que existem no mercado: as mí¬dias industriais vendidas a granel que possuem a sua qualidade comprometida, salvo algumas exceções; e as lacradas que também variam muito de qualidade entre uma marca e outra, mas superam as industriais. As melhores mí¬dias são as lacradas.
O que pode acontecer com uma mí¬dia ruim? Constantes erros de leitura, rápida degradação, algumas chegam até descascar quando aquecidas( dentro do drive de CD-ROM). Portanto, a recomendação é, sempre que possí¬vel, utilizar mí¬dias lacradas de qualidade. Deixe as industriais para testes, já que são mí¬dias descartáveis. Isso se aplica tanto para o PS2, quanto para uso no seu PC.


DVD prensado


Seguindo o exemplo do CD prensado, o DVD vem com o desenho do jogo estampado na parte superior, mas a parte inferior geralmente é dourada (algumas são prateadas). A maior diferença está na própria mí¬dia: enquanto no CD a camada gravada é aplicada na parte superior, no DVD a camada gravada fica no meio de um “sanduí¬che” de policarbonato. Se você olhar o perfil da mí¬dia perceberá a colagem de discos.
As mí¬dias de DVDs prensados costumam ser muito boas no iní¬cio, mas como não há nenhum compromisso com a qualidade, essas mí¬dias costumam se degradar com o tempo, sofrendo oxidação ou deslocamento do sanduí¬che de policarbonato. Também é possí¬vel encontrar lotes problemáticos. Portanto muito cuida na hora de comprar jogos nessa mí¬dia.
Ao comprar um DVD prensado, todo cuidado é pouco. Evite discos que parecem manchados, isso pode ser sinal de oxidação da mí¬dia ou de deslocamento do sanduí¬che de policarbonato. Fuja também das mí¬dias transparentes. Se você deparar com uma mí¬dia com o aspecto abaixo (note as mancahas do lado direito que seguem para a parte inferior. Essa mancha é tí¬pica de deslocamento da mí¬dia. Fuja dela!


DVD-9


O DVD-9, ou DVD dual-layer, é uma mí¬dia de DVD que possui praticamente o dobro da capacidade comum (suas trilhas são mais largas para facilitar a leitura). Pode armazenar até 8,54 GB de dados, contra 4,7 Gb das mí¬dias normais, seja DVD-R ou prensado. Isso é possí¬vel por que são, literalmente, prensadas duas mí¬dias num mesmo lado do DVD, e o leitor consegue acessar uma camada ou outra mudando a angulação do laser. Mas como há versões ripadas, é bom saber identificar esse disco. Hoje todos os DVDs-9 alternativos são prensados. Isso acontece, pois não existe ainda mí¬dia de 8,4 GB em DVD-R – não confunda com os DVD-R dual-sided de 9,4 GB (4,7 de cada lado), conhecidos como DVD-10.
Quanto a identificação, o DVD-9 tem a aparência de um prensado normal, mas, geralmente, contém a inscrição DVD-9 em sua estampa e o fundo é dourado mais claro, como os DVDs de filme. Se olhar no anel central, poderá notar uma impressão holográfica com identificação de cada layer (camada).


DVD-R


O DVD-R é o que mais encontra-se no mercado alternativo. Seguindo o exemplo do CD-R, o mercado está inundado de marcas, tipos e cores. Há mí¬dias tão boas quanto os melhores, mas existem aquelas que não servem nem para jogar no lixo.
Podemos classificar o DVD-R como genérico e de marca. Nos dois casos existem vendas das mídias aos montes (como o CD-R industrial) e na caixa (como o CD-R lacrado). As genéricas estão em praticamente todas as lojas de alternativos. Por terem baixo custo, o acabamento é rústico, faltando à aplicação de uma camada protetora de resina que ajude na conservação, muitas soltam fiapos nas extremidades e algumas marcas com o tempo, degradam e ficam ilegíveis. Deve-se também levar em conta, a questão da velocidade de gravação certificada
Ao comprar (ou gravar) um jogo em CD-R, certifique-se de que o original dele seja na mesma mí¬dia. Jogos que são originais em DVD e depois são transportados para CD (os chamados DVD-Rips), geralmente perdem algumas coisas. Além disso, no processo de extração, os arquivos podem ficar fragmentados, o que faz o leitor ótico trabalhar mais que o normal.
Também não é aconselhável a aplicação de etiquetas nas mí¬dias. Apesar de ficar muito bom, acabam atrapalhando bastante. No caso do CD-R, a cola da etiqueta pode contaminar a camada gravada, levando a constante erro de leitura (isso é a morte para o PS2). No caso do DVD-R, apesar da etiqueta não chegar a tocar na camada gravada, geralmente ela deixa a mí¬dia muito pesada e densa, induzindo o PS2 a erros de leitura, ou pior, vibração da mí¬dia por conseqüência do peso mal distribuído.


Mí¬dias regraváveis


As mí¬dias CD-RW não possuem suporte oficial da Sony. Alguns PS2 do modelo V5 para cima podem até reconhecê-las, mas seu uso não é aconselhável. Certamente vários erros irão acontecer devidos a mí¬dia de baixa reflexibilidade. As mí¬dias DVD-Rw, porém, possuem suporte extra-oficia nos consoles V5 em diante. Podem ser utilizadas sem muitos problemas. A partir do modelo V9, a Sony incorporou, oficialmente, suporte as mí¬dias DVD+RW.
Qualquer que seja a mí¬dia, evite sua manipulação e não toque na parte inferior (área de dados). Caso tenha que limpar uma mí¬dia faça isso com água morna e detergente. Não a deixe exposta ao sol, que é uma fonte de luz e calor (como o laser dos gravadores). No caso das mí¬dias graváveis, pode queimar algumas partes, inutilizando o disco.


Mas lembre-se, evite adquirir qualquer uma destas mídias. Opte sempre por jogos originais, lembre-se pirataria é crime e você sempre acaba sendo o grande prejudicado, podendo até danificar seu console.



Enter supporting content here

* Web Site criado por Marcelo Tomaz *

cooltext35487512.gif